Manuka Estilo em 4 Patas

Boutique para amantes de peludos

Brincadeiras na terceira idade

Manuella, a Manuka, está com 11 anos e meio.

Uma senhora!

Tudo muda com a idade mas a vontade de brincar não passa.

As pernas bambeiam, não têm a firmeza do passado.

Logo , aquele arranque inicial , passa.

Pensei o que fazer, afinal Manu sempre foi atleta.

Nunca corri com Manu, Labs não foram feitos para isso, eles têm articulação para nadar não para correr. Mas sempre caminhamos muito , em média 8 km dia.

E Manu nadava, nadava e nadava.

Foi abençoada ai com uma mudança minha ao Rio e aos 11 meses conheceu o mar.

E foi um presente enorme!

Manu é simplesmente enlouquecida por praia, surfistas que sempre rolaram com ela na areia e óbvio : bolas!

Quer deixar um lab feliz, dê-lhe ouro : bolas!

Fui ao veterinário fazer check up no inicio do ano e ouvi : Manu já não tem mais idade para vc caminhar como antes. Mesmo 2 ou 3 quilômetros por dia é muito.

Mas sempre penso que existe a medicina, o médico e o afeto.

Não se prescreve afeto, prescreve-se relatórios baseados em média e Manu não era média.

Decidi continuar nossos  quilômetros mas lentamente.

E não dá mais para brincar de bolas como antes pois ela cansa.

As bolas são atiradas mais em curta distância e as brincadeiras mudaram.

Uma delas é essa.

Primeiramente eu escolho um bichinho e atiço -a .

Passo na sua frente várias vezes e depois coloco no sofá.

IMG_9995

Ela levanta, de qualquer lugar, para ver o que tenho na mão que pode ser tão interessante.

Na sequência , ela quer pegar. Eu deixo.

IMG_9996

Mas Labs querem o sofá. Sempre!

Dai deixo ela subir vez ou outra sem a manta.

Apesar de adestradores dizerem que não pode dar comandos contraditórios, Manu, depois de 11 anos juntas sabe que ao dizer desce, é desce e ponto.

Mas sabe também que quando o assunto é brincadeira, eu deito e rolo com ela.

IMG_9997

Ela não apenas pega o bicho como quer “esganá-lo “em cima do sofá.

IMG_9998

Na terceira idade , os dentes estão mais sensíveis e ja ouvi dizer que quebram, logo hoje somente dou brinquedos “molinhos”a Manu.

Ela adora, “beslicar”com os dentes os bichos de pelúcia e raramente estraga.

Ela “mordisca”, lambe e vez ou outra decide “desfiar”o conteudo do bicho.Sempre ela cospe o seu interior.

Quem ensinou ?

Ninguém! É dela!

IMG_0002

Decido reiniciar a brincadeira.
Pego seu bicho e mexe, remexo em sua frente.

Ela fica atenta.

IMG_0004

Coloco acima da cabeça, de um lado, de outro.

Quando me perguntam porque Manu é esperta, eu sempre digo : afeto e estímulo. Manu sempre tem novidades.

IMG_0012

 

E começo e recomeço sempre a brincadeira.

IMG_0014

Agora vamos lá…

E essa cara é do que afinal ?

IMG_0021

Diz se não vale a brincadeira ?

Para ela e  afinal para nós mesmas!

 

7 comentários em “Brincadeiras na terceira idade

  1. M. Angela
    14 de março de 2013

    Concordo com vc,o afeto aos cães superam qlqer estatística…A Manu e bem treinada, e sabe seus limites,como conhece seu “desce”.E um cachorro acostumado a nadar em mar,rolar na areia,nao deixa pra terá os exercícios!Adoro saber do comportamento da Manu Vai me ajudar mto qdo meu dog estiver aqui,e tbm ira usar mts produtos!

  2. Cristina Barreto
    15 de março de 2013

    AUdorei Betina!! Fiquei com os olhos cheios de lágrimas!!
    Meu dalmata é igualzinho a Manu!!!
    Bjss querida pelo lindo e afetuoso post!!
    e Au auuu do Joy!!!

    • manukapet
      16 de março de 2013

      Uma delicia não Cris ?
      Beijos no fuço do Joy!!!

  3. Karina
    15 de março de 2013

    Achei este blog hj, eu também tenho uma labradora chocolate chamada Manuela, a minha tem 10 anos, e eu também a chamo de Manuka!! Fiquei encantada com os produtos, que possuem a carinha delas :). Parabéns!

    • manukapet
      16 de março de 2013

      Karina,
      Que delicia !
      Mais uma Manuela, mais uma Manuka.
      Esses produtos foram feitos para adequar o meu dia a dia a Manu.
      Beijos no fuço da sua Manu

  4. Mônica Cristina
    26 de março de 2013

    Oi, Meu nome é Mônica e sou Mãe da Luma. A Lu é Fila, porte grande como a linda Manuka,
    ADORO tudo do site, ainda vou comprar uma cama jeans daquela… Ela merece!
    A Lu completará em maio próximo 11 anos e a trato com todo o cuidado que posso nesse mundo, Me emocionei com seu post, pq vi o cuidado que você tem com a sua Manuka também. Muitas vezes me dá um aperto no coração quando penso nessa questão de idade. A tal “idade dos cachorros”, que é mais que a dos humanos… Só quero pensar no quanto a amo e o quanto ELA me faz bem, sua presença, seu amor e carinho comigo.Quero tê-la SEMPRE ao meu lado… Ela é minha FILHA, minha VIDA.Beijos meu e da Luma pra Manuka linda e em ti.

    • manukapet
      26 de março de 2013

      Oi Monica,

      Tenho um lema de vida : cuido de tudo que está ao meu redor enquanto estiver ao meu redor.
      Depois, quando se for, eu somente terei coisas engraçadas e bacanas para lembrar.
      É disso que me alimento.
      Beijos no fuço da Luma.
      Que ela continue te dando toda felicidade do mundo.
      Desse tipo de felicidade que a gente agarra com as mãos da alma!
      Lambidas da Manuka

Deixe um comentário

Informação

Publicado em 14 de março de 2013 por em Dicas da Manuka.